domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mais de 100.000 pessoas fugiram da Líbia na última semana

GENEBRA, 27 Fev 2011 (AFP) -A agência para refugiados da ONU, Acnur, informou neste sábado que aproximadamente 100.000 pessoas, muitas delas imigrantes ilegais, saíram por terra da Líbia rumo a países vizinhos na semana passada, durante as turbulências que afetam esse país do Norte da África.

"A Acnur está trabalhando com as autoridades tunisianas e egípcias, assim como ONGs, para apoiar aproximadamente 100.000 pessoas que saíram da Líbia por conta da violência na semana passada", informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em um comunicado.

A contagem da Acnur dá conta de que se tratou principalmente de imigrantes estrangeiros, especialmente egípcios e tunisianos. 

No entanto, esse total também inclui 4.600 líbios que viajaram ao Egito e à Tunísia.

A Crescente Vermelha informou mais cedo que mais de 10.000 pessoas voaram da Líbia para a Tunísia no posto fronteiriço de Ras Jedir apenas no sábado, a maioria egípcios, chamando a situação de uma "crise humanitária", enquanto esse fluxo aumenta.

Antes dessas chegadas, o governo tunisiano informou no sábado que 40.000 pessoas cruzaram a fronteira com a Líbia desde 20 de fevereiro, enquanto autoridades egípcias contaram 55.000 pessoas fazendo o mesmo percurso desde 19 de fevereiro, de acordo com a Acnur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário